top of page
Buscar

Amom é o deputado mais econômico do Brasil pelo segundo ano consecutivo

Parlamentar também se mantém entre os mais produtivos da Câmara dos Deputados


Amom mantém o compromisso em não usar o "Cotão" desde que era vereador. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados


Pelo segundo ano consecutivo, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) foi reconhecido como o parlamentar mais econômico do Brasil, de acordo com levantamento feito pelo Congresso em Foco. No primeiro semestre deste ano, Amom utilizou apenas R$ 16.419,84 da cota parlamentar, valores destinados à compra de passagens aéreas para atividades relacionadas ao mandato em Manaus e em Brasília.


Em 2023, durante seu primeiro ano na Câmara dos Deputados, Amom também se destacou como o deputado com menor gasto entre os 513 parlamentares da legislatura. No primeiro semestre daquele ano, ele utilizou apenas R$ 19.850,46 da verba disponível, um valor ainda menor em 2024.


“Todos os políticos deveriam ter responsabilidade com o dinheiro público. Reduzir os gastos é um dever moral com a população que paga seus impostos em dia e quer ver seu dinheiro investido em saúde, não em luxo para políticos”, explicou Amom.


Enquanto vereador, Amom também foi reconhecido por sua economia na Câmara Municipal de Manaus, onde nunca utilizou a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap). Sua oposição ao Projeto de Lei que propunha um aumento de 83% do “Cotão” foi decisiva para que o assunto ganhasse destaque na imprensa nacional, onde buscou apoio para barrar o aumento do benefício.


Todas as informações sobre os gastos do parlamentar estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados e podem ser fiscalizadas por toda a população.


Texto: Eduarda Coelho

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados


Opmerkingen


bottom of page