top of page
Buscar

Amom apura denúncias sobre tráfico humano em São Gabriel da Cachoeira

Atualizado: 13 de jun. de 2023

Parlamentar deu continuidade à apuração dos casos e articula a instalação de uma CPI


Amom em visita ao município de São Gabriel da Cachoeira. Foto: Jessé Gomes/Gabinete do Amom


O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) esteve, neste domingo (11/06), no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), para apurar denúncias relacionadas ao tráfico de pessoas. Amom tem discutido a pauta na Câmara dos Deputados e trabalha com a possibilidade da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar possíveis descumprimentos de acordos internacionais de direitos humanos na Amazônia relacionados à exploração e o tráfico de crianças e adolescentes.


No município, o parlamentar esteve com o prefeito, Clóvis Moreira Saldanha, com o delegado-geral da Polícia Civil no Amazonas, Bruno Fraga, o diretor da PCAM no interior, delegado Paulo Mavignier, a secretária municipal de saúde, Adelaide Amorim, além de militares da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira.


“Fomos junto ao delegado-geral da Polícia Civil no Amazonas, Bruno Fraga, e o diretor da PCAM no interior, delegado Paulo Mavignier, para apurar denúncias quanto ao tráfico de pessoas, em especial crianças e adolescentes indígenas, na região de São Gabriel da Cachoeira”, declarou o parlamentar.


De acordo com levantamento feito pelo parlamentar, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2020 o estado do Amazonas registrou apenas 60 notificações de tráfico de pessoas, porém, a Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, crianças e adolescentes para fins de Exploração sexual no Brasil (PESTRAF - 2000) apontou que a região Norte possui a maior concentração de rota de tráfico do País, com cerca de 76 rotas, o que sugere a subnotificação dos casos.


O caso mais recentes divulgado pela imprensa nacional apontou um processo emigratório ilegal de crianças e adolescentes indígenas que foram levadas do município de São Gabriel da Cachoeira à Turquia. Segundo as informações divulgadas na reportagem, pelo menos cinco jovens foram convidados a participar de um grupo islâmico, sendo cooptados por membros da instituição turca Associação Solidária Humanitária do Amazonas (Asham), que tem sede em Manaus. O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes. Como membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Amom segue atento ao assunto.


Outras demandas também foram acolhidas pelo parlamentar, que ressaltou que irá dar continuidade às articulações na Câmara dos Deputados para garantir o envio de emendas a São Gabriel e outros municípios do Amazonas que possam atender as principais necessidades da população.


Texto: Déborah Arruda - Assessoria de Comunicação

Foto: Jessé Gomes/Gabinete do Amom


Коментарі


bottom of page