top of page
Buscar

Amom denuncia à PF e MPF sobre entrega de apartamentos populares a parentes da filha do prefeito

Vereador afirmou que fez, na época, denúncia de forma anônima, para não se beneficiar politicamente do ato, mas decidiu divulgar após receber ameaças


O vereador Amom Mandel (Cidadania) anunciou, durante a sessão plenária desta segunda-feira (04/07), que é o autor da denúncia feita ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF) sobre o sorteio de apartamentos populares que beneficiou familiares da filha do prefeito David Almeida (Avante) e servidores, no Residencial Cidadão Manauara II – Etapa B, localizado no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte.


À época, em agosto de 2021, Amom fez a denúncia de forma anônima. Conforme afirmou, a intenção era de não prevaricar, ou seja, não faltar com os deveres do cargo público que ocupa, mas de forma alguma se beneficiar politicamente com o fato. Porém, após esta denúncia e a recente divulgação do dossiê dos transportes coletivos, o vereador afirmou que passou a receber ameaças.


“Naquela época, conversei com o líder do prefeito (Marcelo Serafim - Avante) e expliquei que faria a denúncia, não prevaricaria, mas que preferia, por questões políticas, não extrair capital político, não me beneficiaria, de uma situação envolvendo a filha do prefeito David Almeida. Nesse momento, no entanto, eu trago à tona o fato de que nunca havia sido ameaçado, apenas tive ações coordenadas de fake News. Até o momento em que apresentei essa denúncia e o dossiê do transporte coletivo. Se algo acontecer comigo, quero que saibam que é por conta desses episódios”, explicou Amom.


Amom afirmou que foi realizado um levantamento de informações que comprovavam o beneficiamento irregular de duas tias, nomeadas em cargos comissionados na Prefeitura de Manaus, e uma prima da filha do prefeito de Manaus. Além destas, também servidores do Instituto Municipal de Limpeza Urbana (Implurb) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foram beneficiados, todos ganhando salários além do permitido como requisito pelo programa de sorteio dos apartamentos populares da Caixa Econômica Federal.


O programa é destinado a pessoas de baixa renda que moram em áreas de risco e pessoas com deficiência. O caso foi divulgado nacionalmente, mas não houve declaração de medidas efetivas tomadas pelo Executivo municipal. Todas as informações foram obtidas no Portal da Transparência da Prefeitura e encaminhadas aos órgãos de controle.


Texto: Déborah Arruda

Foto: Divulgação


bottom of page