Vencedora foi escolhida após votação popular realizada nas redes sociais do parlamentar
Amom e cidadã que denunciou o buraco mais feio da plataforma. Foto: Vitor Brito/Gabinete do Amom
Após anunciar uma recompensa aos cidadãos que realizassem denúncias dos piores buracos de Manaus ao aplicativo "Buracômetro", o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) premiou, neste sábado (04/03), uma moradora do bairro Águas Claras, na Zona Norte de Manaus. A escolha do buraco mais feio foi feita pela população, por meio de uma votação nas redes sociais do parlamentar.
O veículo da moradora foi abastecido no Autoposto José Romão, na rua São José Romão, 1330, bairro São José Operário. O buraco denunciado está localizado na rua H-1, Conjunto Águas Claras. O deputado explicou que o aplicativo concentra as denúncias relacionadas à falta de infraestrutura nos municípios e dá aos cidadãos a oportunidade de fiscalizar efetivamente o Poder Executivo. A versão inicial, lançada apenas em Manaus, permite aos usuários denúncias de buracos em ruas e avenidas da cidade.
Buraco denunciado ao Buracômetro, na rua H-1, Conjunto Águas Claras. Foto: Gabinete do Amom
“O Buracômetro vem para ajudar os cidadãos a terem mais voz para fazer as denúncias e a não ter a burocracia de ter que ir aos distritos de obras entregar ofícios com as demandas, nossa equipe tem feito isso. Nós não temos como garantir que a Prefeitura vai fazer o trabalho deles de tapar os buracos, mas o nosso trabalho nós estamos fazendo”, disse Amom.
Posteriormente, a plataforma também permitirá denúncias sobre outros problemas de infraestrutura, como pontes deterioradas, passarelas vandalizadas, bueiros sem tampas e afins. O processo de expansão para outros municípios brasileiros já está em andamento. As informações são de que as tratativas já tiveram início para a adaptação do aplicativo para diferentes cidades e municípios do Amazonas e de todo o Brasil.
O deputado esclareceu que continuará fiscalizando a aplicação das verbas destinadas à Manaus e mantém diálogo com deputados estaduais e vereadores para intensificar essas fiscalizações. “Segundo o secretário de infraestrutura, tem verbas federais, estaduais e municipais, então eu estou em contato com deputados estaduais, vereadores, para fazer com que essas verbas sejam fiscalizadas”, disse Amom.
O aplicativo, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, já possui 3.500 usuários registrados e mais de 1.800 denúncias feitas em bairros de todas as zonas de Manaus.
Texto: Déborah Arruda - Assessoria de Comunicação
Foto: Vitor Brito/Gabinete do Amom
Comments