top of page
Buscar

Amom integra grupo de fiscalização de ministérios do Governo Federal

Atualizado: 13 de abr.

Responsável por fiscalizar Ministério das Cidades, deputado declarou que pretende fiscalizar todos os recursos destinados aos estados brasileiros


Amom em discurso no plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Saulo Menão/Cidadania


Um grupo de trabalho para fiscalizar ministérios do Governo Federal, intitulado “Gabinetes de Fiscalização Especializada”, foi lançado nesta terça-feira (11/04), na Câmara dos Deputados. Ao lado de outros 26 parlamentares, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) explicou que a iniciativa é independente e uma oportunidade de fiscalizar de forma assertiva os recursos destinados por cada pasta, além de propor possíveis caminhos mais eficientes para a aplicação das verbas.


O grupo é composto por deputados federais e senadores, responsáveis por atuar na fiscalização de cada ministério, como uma espécie de “sombra” de cada pasta.


Designado ao Ministério das Cidades, Amom reafirmou a independência de cada parlamentar e declarou que uma das expectativas é impedir que gestões públicas ineficientes recebam verbas federais que correm o risco de serem mal aplicadas ou desviadas, como no caso do desvio de apartamentos populares do programa Minha Casa, Minha Vida, em Manaus, em 2021.


“Há pouco mais de um ano, descobrimos uma fraude no CadÚnico na Prefeitura de Manaus que resultou no desvio de apartamentos populares para pessoas com renda incompatível com os programas sociais. Parentes, servidores comissionados e empresários receberam indevidamente. A fraude em questão possivelmente ocorre em outras partes do Brasil, pois o processo de cadastro é o mesmo. Esperamos, dentre outras coisas, impedir que o dinheiro público destinado pelo ministério aos municípios retroalimente essa fraude ou beneficie gestões sabidamente ineficientes. Vamos fiscalizar cada centavo”, declarou o parlamentar.


Além de Amom, também compõem o grupo os deputados Deltan Dallagnol (Podemos-PR), Alex Manente (Cidadania-SP) e os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Tereza Cristina (PP-MS).


Texto: Déborah Arruda

Foto: Saulo Menão/Cidadania

1-Gabinetes de Fiscalização Especializada - Estatuto -v2 ANEXO TABELA.docx
.pdf
Download PDF • 66KB

Leia mais: https://www.portalmarcossantos.com.br/2023/04/11/amom-mandel-integra-grupo-de-fiscalizacao-de-ministerios-do-governo-federal/




bottom of page