Parlamentar reuniu em três ministérios em busca de apoio emergencial à demanda
Reunião com o ministro Alexandre Padilha e o secretário Valmir Prascidelli. Foto: Ascom Gabinete do Amom
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) se reuniu com autoridades de órgãos federais nesta quinta-feira (28/09), para solicitar apoio às ações de combate à fumaça que atinge a região metropolitana de Manaus, oriunda de focos de queimadas no Amazonas.
As agendas ocorreram com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, junto ao secretário especial para assuntos parlamentares, Valmir Prascidelli, que afirmaram apoio ao encaminhamento das demandas junto aos outros ministérios.
Na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o parlamentar foi recebido pela chefe de gabinete substituta, Paloma Ramos. A reunião também contou com a participação do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, quem afirmou que o Estado entrou estado de emergência e busca recursos para a aquisição de equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.
"Enquanto os equipamentos não chegarem ao Amazonas e forem disponibilizados, o incêndio que leva a fumaça para Manaus provavelmente continuará ocorrendo. Seguimos na luta para que o governo federal disponibilize a ajuda imediata", declarou Amom.
No Ministério de Meio Ambiente, Amom se reuniu com o chefe de gabinete da ministra, Daniel Viegas, o Secretário de Mudanças Climáticas, André Lima, além de Eduardo Taveira. Na ocasião, os representantes do MMA não garantiram ações a curto prazo para a solução do problema no Estado. Porém, se comprometeram a articular parcerias junto a órgãos federais ambientais, como o IBAMA, para que sejam fornecidos equipamentos necessários para o combate às queimadas.
O parlamentar enviou ofícios aos ministérios do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saúde, e Integração e Desenvolvimento Regional, além do Instituto Chico Mendes de Preservação Ambiental (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), para questionar quais as medidas de prevenção, de respostas imediatas e de recuperação das áreas degradadas pelos focos de queimadas.
"A situação é insustentável e nós precisamos de uma resposta, porque eu conversei com o secretário de Meio Ambiente do Estado do Amazonas que está aqui em Brasília, inclusive, e ele já me disse que eles não têm capacidade hoje, com o Corpo de Bombeiros lá, de acabar o incêndio que está ocorrendo nos municípios da região metropolitana de Manaus. Precisamos desse apoio emergencial e resolver esse problema", afirmou o parlamentar nas reuniões.
Manaus sob fumaça
Manaus amanheceu sob uma intensa nuvem de fumaça nesta quinta-feira (28/09), alcançando o nível de “muito insalubre” no “Valores do Índice de Qualidade do Ar” (AQI), mapa mundial que indica a qualidade do ar em tempo real.
O Estado do Amazonas também tem mantido a posição de liderança no ranking do Programa Queimadas, por mais de 20 dias consecutivos. Até o dia 19 de setembro, foram registrados 5.186 focos de incêndio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Amazonas, foram atendidas 1.193 ocorrências de incêndio entre julho e setembro - sendo 473 delas em Manaus.
Déborah Arruda - Assessoria de Comunicação
Comments