top of page
Buscar

‘Buracômetro’: Aplicativo para fiscalização é lançado em cinco cidades do Brasil

Aplicativo chega a municípios das regiões Norte, Nordeste e Sudeste


Cidadãos podem enviar fotos dos buracos pelo aplicativo. Foto: Reprodução/Gabinete do Amom


Lançado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) em fevereiro deste ano, em Manaus, capital do Amazonas, o aplicativo “Buracômetro” concretiza a primeira fase de expansão ao ser implementado em outras cinco cidades brasileiras, nesta sexta-feira (28/04). Por meio da ferramenta, a população poderá enviar denúncias relacionadas aos problemas de infraestrutura das cidades.


O aplicativo chegou a municípios das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, por meio de uma parceria com parlamentares locais e ativistas políticos interessados na ferramenta. Em Boa Vista, Roraima, o aplicativo foi lançado em parceria com o vereador Ruan Kenobby (PV); em Caucaia, não região metropolitana de Fortaleza, Ceará, o publicitário Ícaro Bonfim foi o responsável pelo lançamento; e em Rio Claro, município do Estado de São Paulo, o aplicativo foi lançado pela vereadora Carol Gomes (Cidadania).


Outros dois municípios que aderiram à plataforma foram Paraíso de Tocantins, no Estado de Tocantins, pelo deputado estadual Nilton Franco (Republicanos). Em Botelhos, Minas Gerais, o vereador Marcos Vinicius (PV) foi quem implementou a ferramenta aos cidadãos.


Para Amom, a adesão das cidades em diferentes regiões do País representa um progresso significativo. Conforme explicou, outras 10 cidades estão em fase de testes para que também estejam aptas a fazer o lançamento em breve, incluindo Brasília, no Distrito Federal.


“Estamos trabalhando para que o Buracômetro seja nacional. Teve início ali em Manaus, mas estamos firmando parcerias apartidárias e independentes para que a população de todo o Brasil tenha acesso à plataforma em suas respectivas cidades e tenha o poder de fiscalizar os seus gestores”, declarou o parlamentar.


Disponibilizado gratuitamente para os sistemas operacionais Android e IOS, o Buracômetro concentra as denúncias relacionadas à falta de infraestrutura nos municípios. A versão inicial permite o envio de demandas relacionadas aos buracos em vias públicas e, posteriormente, a plataforma também permitirá denúncias sobre outros problemas de infraestrutura. O envio das informações detalhadas, como localização em tempo real e fotografias, permitirá a realização de um mapeamento com dados reais e atualizados dos problemas estruturais.


Texto: Déborah Arruda - Assessoria de Comunicação

2 comentarios


clovispm190
05 may 2023

Sou cidadão morador de Rorainópolis/Roraima. É preciso trazer o buracometro para o interior de Roraima. Como faço? Aguardo. 95991720962. Clóvis

Me gusta

Cmte Ruber Neto
Cmte Ruber Neto
30 abr 2023

Preciso do contato para trazer o buracometro para minha cidade . Como faço?

Me gusta
bottom of page