Projeto de Lei cria rede de atenção às pessoas com doenças autoimunes em Manaus




Proposta do vereador Amom Mandel institui a rede de atenção, informação e apoio às pessoas com doenças autoimunes. Projeto de Lei ainda será votado pelo plenário.



O vereador Amom Mandel (PODE) apresentou nesta segunda-feira (31/05) no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Projeto de Lei (PL) que institui a rede de atenção, informação e apoio às pessoas com doenças autoimunes, que cria Política de Diretrizes e Campanha de Conscientização sobre o tema, na capital amazonense.


“Eu tenho a impressão de que ninguém se importa com quem tem doença autoimune, mas eu me importo e quero mudar essa situação. Para vocês terem uma noção, o municipío sequer tem o levantamento de pessoas com doenças autoimunes em Manaus.” , disse Amom durante discurso na tribuna da CMM.


Segundo o PL, quando aprovado e promulgado, a nova lei irá criar uma série de diretrizes a serem adotadas pelo Poder Público com os seguintes objetivos, como fomentar informações sobre as doenças autoimunes, especialmente, sobre os locais de atendimento de saúde básica e especializada na cidade, além de criar rede de apoio psicológico.


“Acredito que o PL deva ser aprovado pela CCJR e, após isso, pelo plenário da CMM.”, finalizou Amom Mandel.



Doenças autoimunes


As doenças autoimunes podem ser listadas em um grupo de mais de 100 doenças relacionadas entre si, que envolvem qualquer órgão ou sistema do nosso organismo. Inclui doenças que atingem simultaneamente ou sequencialmente órgãos ou sistemas do corpo humano. O problema é o mesmo em todas as doenças autoimunes: o sistema imunitário fica desorientado, atacando o próprio corpo e os órgãos que deveria proteger.


Os sintomas são variáveis de uma doença para outra e até dentro da mesma doença. Como são doenças que afetam vários órgãos, podem ter sintomas enganadores, o que dificulta o diagnóstico. A mesma doença pode ter sintomas muito diferentes em várias pessoas e em várias idades.


As doenças autoimunes não são contagiosas. São doenças crônicas, podem causar lesões graves de órgão e ameaçar a vida. Os doentes, sobretudo as mulheres, com uma doença autoimune têm sofrido falta de atenção e de investigação, daí a importância do PL do vereador Amom, que pretende iniciar uma rede atenção às pessoas autoimunes na capital do Amazonas.



Foto: Robervaldo Rocha/CMM


0 visualização