top of page
Buscar

Amom integra comissão para fiscalizar obras públicas inacabadas em todo Brasil

Parlamentar do Amazonas também assumiu a titularidade nas comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável


Deputado participou da instalação das comissões. Foto: Jessé Gomes/Gabinete do Amom


Uma Comissão Externa para acompanhar e monitorar a conclusão de obras públicas paralisadas e inacabadas em todo o Brasil foi instalada na quarta-feira (15/03), na Câmara dos Deputados. Tendo a fiscalização como uma das principais pautas do mandato, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) se tornou um dos membros titulares na comissão.


Quando vereador de Manaus, Amom foi responsável por denunciar e fiscalizar obras de escolas e creches abandonadas pela gestão municipal. Segundo o parlamentar, a quantidade de obras inacabadas em Manaus, por exemplo, prejudica toda a população, principalmente no caso das obras escolares.


“Chama a atenção a falta de creches em Manaus. Em uma delas, no bairro Tarumã, o espaço começou a ser construído em um terreno que alaga, logo, não há como uma obra seguir. Dinheiro público jogado fora. Além de outras obras que estão abandonadas, com a construção pela metade. É algo que eu sempre estive atento e agora vou poder continuar fiscalizando todas essas obras que tiverem investimentos federais", disse Amom.


Apesar de temporária, a comissão externa tem o poder de propor audiências públicas e planejar as fiscalizações in loco de obras inacabadas nos estados brasileiros. O parlamentar relembrou que o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), repassou a 14 municípios do Amazonas um montante de R$ 3,75 milhões, em fevereiro deste ano, para a retomada de obras escolares inacabadas custeadas com verbas federais, que também devem ser monitoradas.


Entre as comissões instaladas pela Câmara dos Deputados, o deputado federal também assumiu a titularidade das comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, algumas das mais disputadas nesta legislatura.


Como membro das comissões, o parlamentar e ativista ambiental participará de discussões e análise de propostas relacionadas à política ambiental e ao desenvolvimento sustentável, além de projetos voltados ao desenvolvimento da região Amazônica. Uma das pautas levantadas por Amom para este mandato, diz respeito à economia verde, como a implantação do mercado de crédito de carbono no Amazonas. “É uma oportunidade importante, nós vamos poder atuar na frente dos projetos voltados à agenda ambiental”, disse.


O deputado federal também integra as Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e de Minas e Energia, como suplente.


Texto: Déborah Arruda/Assessoria de Comunicação

Foto: Jessé Gomes/Gabinete do Amom

1 Comment


Euciane Coelho
Euciane Coelho
Mar 22, 2023

Amom querido olhe por nós moramos em paricatuba município de Iranduba o prefeito esqueceu de nós nossas ruas estão um desastre os próprios moradores se reúnem pra aceitar o ramal em 15 em 15 dias tenho fotos de hoje registrando esses momentos por favor seria muito bom poder lhe mandar as fotos .sou vice presidente da comunidade Nova União no ramal chamado da lama realmente é lama por favor ....nos ajude .contato 92994704007

Like
bottom of page