top of page
Buscar

Amom Mandel integra ranking dos melhores deputados do Brasil

Atualizado: 23 de nov. de 2023

Com nota máxima no Índice Legisla, Amom está entre os 46 mandatos de destaque na Câmara dos Deputados

Amom mantém perfil fiscalizador na Câmara dos Deputados. Foto: Gilmar Félix/Câmara


Destaque no Congresso Nacional, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) foi reconhecido como um dos melhores parlamentares do Brasil, conforme o levantamento feito pelo Índice Legisla Brasil, divulgado pelo site CNN, nesta terça-feira (21/11). Amom ficou entre os 46 deputados federais avaliados com nota máxima (5 estrelas).


O balanço foi feito levando em consideração as atribuições constitucionais do cargo, como legislar, fiscalizar e representar a população. Um dos aspectos mantidos pelo representante do Amazonas é o perfil fiscalizador, que o tornou conhecido durante seu mandato como vereador.


O parlamentar tem se destacado dos demais representantes do Estado, por apresentar uma alta quantidade de requerimentos de informação e fiscalização, grande parte endereçado aos diversos ministros. Com média de fiscalização firmada em 5.5 e de produção legislativa em 6.3, acima das médias regional e nacional.


“Uma das atribuições de um deputado federal é fiscalizar o trabalho do Poder Executivo e da administração indireta do país e os meus eleitores me colocaram aqui exatamente com essa expectativa. É isso que tenho feito, por meio das ferramentas que tenho dentro da Casa, consigo obter informações corretas, avançar em apurar irregularidades pelo meu estado”, explicou Mandel.


O poder de mobilização de Amom continua alto como apontado pela avaliação. A colocação é um reflexo do trabalho dentro da Câmara dos Deputados pela convocação de audiências públicas em temas que está envolvido.


Mandato em destaque


Ainda no primeiro mandato, Amom vem realizando articulações importantes. É um dos oito membros do Gabinete Compartilhado, cujo propósito é fazer política baseada em dados e evidências, participativa e que proponha soluções. Também vem angariando apoio em emendas apresentadas, a última foi na minirreforma eleitoral para endurecer a punição aos candidatos que captam ou gastam ilicitamente os recursos de campanha, ação conhecida como “caixa 2”.


Além disso, Mandel se mantém entre os parlamentares mais produtivos da bancada do Estado, com um total de 78 Projetos de Lei (PLs), com alta relevância, conforme a avaliação do Legisla Brasil. O deputado amazonense segue reconhecido, ainda, como o mais econômico da Câmara dos Deputados. “Acredito que é possível fazer um bom trabalho equilibrando as finanças e atendendo as necessidades da população”, declarou Amom.

Texto: Gisele Coutinho

Foto: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados


bottom of page