Câmara firma parceria com o TCE-AM para modernizar e ampliar atuação da ouvidoria da Casa



Um passo importante foi dado nesta segunda-feira (22/3), para tornar a ouvidoria da Câmara Municipal de Manaus (CMM) referência no estado do Amazonas. O parlamento municipal firmou um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE -AM), para modernizar e aproximar a ouvidoria da Câmara do cidadão manauara.


“O papel das ouvidorias vai além da democratização do acesso às informações, elas têm uma função social ainda mais ampla, que é dá voz as pessoas. Que bom poder conta com o vereador Amon nessa legislatura e, principalmente, contar com a parceria da ouvidoria do TCE-AM para que possamos modernizar e tornar nossa ouvidoria um elo de interlocução com a sociedade, trazendo transparência e eficiência para a nossa gestão”, destacou o presidente da Câmara David Reis.


O ouvidor da Câmara Municipal de Manaus, vereador Amom Mandel (Pode) agradeceu ao presidente Mário Mello e ao ouvidor Érico Desterro, por colocarem à disposição dele as condições necessárias para ouvidoria da CMM do cidadão. Amom afirmou que encontrou a ouvidoria da Câmara inoperante, mas, disse que a partir dos conhecimentos e dos mecânicos que terá acesso, por meio do acordo de cooperação com o TCE-AM, pretende transformar o órgão em um exemplo para o estado do Amazonas.


O presidente do TCE, conselheiro Mario Mello, considerou o ato como um avanço positivo para os dois poderes e destacou a importância do trabalho realizado pelo ouvidor da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, que tornou a ouvidoria do órgão, referência nacional. Mário Mello parabenizou o vereador Amom Mandel pela iniciativa e o presidente David Reis, por compreender a necessidade de modernizar e aproximar a ouvidoria da Câmara do cidadão manauara.


O ouvidor do TCE, conselheiro Érico Desterro, lembrou que ouvidoria funcionando pode ajudar, duplamente a presidência da Câmara, pois além de indicar o que precisa melhorar na gestão, a população pode ajudar os parlamentares indicando os caminhos para uma melhor aplicação do orçamento público.


“Hoje a ouvidoria do TCE-AM é um exemplo. Tem boa equipe e desenvolve um trabalho efetivo e eficiente. Que assim seja com a Câmara Municipal. Parabéns presidente David Reis, parabéns vereador Amom”, disse Érico Desterro, acrescentando que por meio do acordo de cooperação com o Tribunal, a Câmara de Manaus se coloca na vanguarda e dá exemplo, que ele espera seja seguido por outros parlamentos.



Texto: Dora Tupinambá/Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

4 visualizações0 comentário