PL de Amom que cria museu virtual avança na Câmara de Manaus

Proposta prevê museu virtual acessível e colaborativo para enriquecer o patrimônio histórico manauara


A proposta para criação de um museu virtual de Manaus avançou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nessa semana. O Projeto de Lei nº 424/2021, proposto pelo vereador Amom Mandel (Cidadania), foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e agora segue para a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.


O museu ganhará o nome de Ermanno Stradelli, folclorista, explorador, fotógrafo e etnógrafo que realizou expedições à Amazônia. Além disso, o PL determina que o museu seja colaborativo, ou seja, que a população possa enviar fotos e documentos digitalizados para compor o acervo que será capaz de enriquecer o patrimônio histórico da cidade. Todos os materiais devem ser catalogados e classificados.


Também é um dos objetivos do museu virtual, conforme o projeto, a criação de um plano museológico para o desenvolvimento de projetos e atividades culturais específicas locais. Para Amom, a criação do museu virtual é importante para informar a população sobre a história do município, de forma que sejam públicos documentos, manifestações de arte, fotos, vídeos, áudios e outras representações artísticas que possam integrar o acervo online.


“Os museus são responsáveis por transmitir informações importantes sobre a constituição histórica de um povo, de uma cidade. Manaus é rica em cultura, em história, e nada mais justo que disponibilizar isso não apenas aos manauaras, mas a todas as pessoas interessadas, de forma acessível, online”, disse Amom.


Texto: Déborah Arruda

Foto: Divulgação


Leia mais: https://fatoamazonico.com.br/pl-de-amom-que-cria-museu-virtual-avanca-na-camara-de-manaus/


8 visualizações