Vereador Amom é levado a hospital após sofrer complicações com doenças autoimunes

Parlamentar enfrenta quadros moderados de transtornos autoimunes desde 2015. Agenda diária intensa agravou condição de saúde nos últimos meses


O vereador Amom Mandel (Cidadania) está no Hospital Santa Júlia, em Manaus, desde o começo da manhã desta quinta-feira (24/03) após complicações causadas por doenças autoimunes. Nos últimos dias Amom vinha se queixando de fortes dores articulares que dificultavam sua locomoção. Após consultas com especialistas em reumatologia e gastroenterologia, uma série de exames foi indicada para o diagnóstico diferencial.


Com forte presença digital, Amom estava ausente das redes sociais na última semana após ter cumprido uma intensa agenda de trabalho. A ausência não tinha sido explicada, o que facilitou a veiculação de narrativas e especulações sobre seu rumo político e partidário.


O parlamentar levanta a bandeira das doenças crônicas autoimunes desde a campanha, mas não tinha revelado oficialmente ser portador delas até recentemente, quando convidou, por meio de uma publicação, médicos e pacientes para debater sobre o tema há cerca de 30 dias.


Amom se pronunciou antes da internação e revelou questões quanto as dores e inflamações articulares. Uma das suspeitas levantadas é de um quadro de fibromialgia concomitante às outras duas doenças autoimunes.


Doenças autoimunes


Amom foi diagnosticado com Retocolite Ulcerativa e Tireoidite de Hashimoto em 2015. Ambas são incuráveis, mas tratáveis. A primeira se reflete numa inflamação no intestino e a segunda em alterações na tireoide. No meio científico, dados apontam para estimativas conflitantes quanto à incidência de doenças autoimunes na população mundial; em média, 5 a 15% da população enfrenta esse tipo de condição. A gravidade e o risco dependem de cada caso e da evolução histórica dos pacientes. Outras doenças mais conhecidas também entram nessa classificação, como diabetes e artrite reumatoide.


Por meio de nota, a assessoria do parlamentar informou que “o quadro de saúde de Amom será tratado com transparência, sendo suas atualizações divulgadas em todos os canais oficiais do parlamentar e por meio de comunicados à imprensa.”.


Leia a nota da assessoria na íntegra:


Nota à imprensa


Amom passa por procedimentos médicos após sofrer complicações com doenças autoimunes


Informamos que o vereador Amom Mandel (Cidadania) passa por uma bateria de exames médicos desde o começo da manhã desta quinta-feira (24/03), no Hospital Santa Júlia, em Manaus. Nos últimos dias, o parlamentar vinha sentido fortes dores articulares e iniciou investigação do quadro com uma Reumatologista e uma Gastroenterologista. Os procedimentos acontecem após dificuldades para locomoção ocasionadas pelas dores, o que inspirou preocupação de familiares e amigos.


Comunicamos que o quadro de saúde de Amom será tratado com transparência, sendo suas atualizações divulgadas em todos os canais oficiais do parlamentar e por meio de comunicados à imprensa.


Manaus, 24 de Março de 2022.


Leia mais: Amom é internado após complicações de doenças autoimunes - Portal Em Tempo

1 visualização